Seja bem-vindo à Wikipédia de língua Ido!

Se você é falante de português e está interessado em conhecer mais sobre o Ido, uma língua internacional criada em 1907 por um grupo de linguistas e professores, você veio ao lugar certo!

O Ido foi criado em 1907, a partir do Esperanto Reformado por um comitê de linguistas e professores da Delegação para a Adoção de uma Língua Auxiliar Internacional, associação que agrupava 310 organizações e 1.250 intelectuais de todo o mundo. Após estudar todos os projetos existentes, a Delegação escolheu oficialmente o Ido como o idioma mais apto para ser usado como língua auxiliar internacional.

O Ido é considerado por muitos como uma alternativa mais interessante para falantes de Esperanto que não concordam com algumas de suas características. Ele possui algumas diferenças significativas em relação ao Esperanto, como a ausência de sinais diacríticos, a inclusão das letras "q", "w", "x" e "y" e também algumas alterações no vocabulário. Como o Esperanto, o Ido é uma língua de fácil aprendizado e uso, com uma gramática lógica e consistente.

Se você está interessado em aprender o Ido, a Wikipédia em Ido é um ótimo lugar para começar. Aqui, temos uma comunidade de falantes que pode ajudar a corrigir os erros de gramática em seus textos. Para solicitar a revisão de um artigo, basta adicionar o modelo {{revizo}} . Infelizmente, não há muitos recursos gerais online para aprender o Ido em português. Por exemplo, o Introdução à Língua Internacional Ido] é um curso básico, salvo pelo Wayback Machine, mas provavelmente está muito desatualizado.

Ao aprender o Ido, é importante ter cuidado com os falsos cognatos, palavras que têm escrita similar a uma palavra de outra língua, mas com significado completamente diferente. Algumas palavras em português parecem similares a palavras em Ido, mas podem ter significados diferentes. Por exemplo, "braco" significa "pulso", não "braço".

Se você tem boas habilidades de inglês, pode consultar os sítios e páginas em língua inglesa sobre Ido para ter acesso mais vasto a conteúdos gerais de inglês-Ido.

Ainda em português, eis algumas ligações externas:

Aqui, você encontra algumas referências gerais do idioma:

Clique aqui para retornar à página inicial em idioma Ido